“Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
(...)
Eu quero entrar na redeeeeee
Promover um debateeeeeee
(..)
Eu quero entrar na rede para contatar ...” (Gilberto Gil)


sábado, 14 de agosto de 2010

Sala de Aula Interativa: A Educaço Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania

Leia abaixo trechos do texto de SILVA "Sala de Aula Interativa: A Educaço Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania"

"O hipertexto é o novo paradigma tecnológico que liberta o usuário da lógica unívoca da mídia de massa. Ele democratiza a relação do usuário com a informação gerando um ambiente conversacional que não se limita à lógica da distribuição. Em suma, o hipertexto é essencialmente um sistema interativo materializado no chip, permitindo complexidade na informação e na comunicação. Conhecer e experimentar essa nova dimensão da técnica resulta em habilidades necessárias para que o professor aproveite ao máximo o potencial do computador e da Internet em sala de aula."

"No entanto, as soluções encontradas especificamente para o redimensionamento urgente e inevitável da sala de aula e da aprendizagem nem sempre significam salto qualitativo em educação. As salas podem ganhar equipamentos de realidade virtual e carteiras equipadas com monitores que mostram o conteúdo apresentado pelo professor; o aluno pode gravar o conteúdo em disquete e, caso tenha faltado à aula, acessar o site da disciplina onde estão disponibilizados os conteúdos dados e os exercícios propostos; pode, ainda, via e-mail, tirar dúvidas e receber orientações do professor. Ainda assim, prevalecem a transmissão e a lógica da distribuição próprias da sala de aula tradicional e da mídia de massa.
Então, é preciso enfatizar: o essencial não é a tecnologia, mas um novo estilo de pedagogia sustentado por uma modalidade comunicacional que supõe interatividade, isto é, participação, cooperação, bidirecionalidade e multiplicidade de conexões entre informações e atores envolvidos. Mais do que nunca, o professor está desafiado a modificar sua comunicação em sala de aula e na educação. Isso significa modificar sua autoria enquanto docente e inventar um novo modelo de educação. Como diz Edgar Morin, "hoje, é preciso inventar um novo modelo de educação, já que estamos numa época que favorece a oportunidade de disseminar um outro modo de pensamento".19 A época é essa!: a era digital, a sociedade em rede, a sociedade de informação, a cibercultura."

Marco Silva - é Sociólogo, doutor em educação, professor da UERJ e da UNESA.
Leia o texto completo em: http://www.senac.br/BTS/272/boltec272e.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário